Ambulatório AMEIO

O Ambulatório Médico de Especialidades Idoso Oeste é referência para a região Oeste (Butantã e Lapa/Pinheiros) e região centro com idade igual ou maior que 60 anos. Atualmente atende também os idosos dos municípios de Carapicuiba, Cotia, Itapevi, Jandira, Santana de Parnaíba, e Pirapora do Bom Jesus.

Com 2.488,53 m2 de área construída, em dois pavimentos, possui consultórios de atendimento médicos, sala para pequenos procedimentos, sala de recuperação e salas para realização de exames.

A SPDM – Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina assumiu a gestão do AME – Ambulatório Médico de Especialidades Idoso Oeste com início das atividades em junho de 2016, pelo Contrato de Gestão assinado com a Secretaria de Estado da Saúde em 01 de março de 2016.

Desde sua inauguração, o AME – Ambulatório Médico de Especialidades Idoso Oeste tem em sua visão a busca pela excelência do serviço público de saúde, atuando com compromisso nas ações de responsabilidade social, transparência e eficiência na gestão ambulatorial.

O atendimento é realizado por uma equipe multiprofissional qualificada, que atua com o objetivo de proporcionar atendimento humanizado aos pacientes.

O atendimento ambulatorial é destinado ao atendimento da demanda interna e usuários encaminhados pelas Unidades Básicas de Saúde.

O AMEIO não atende demanda espontânea nem de emergência.

Descrição da Unidade:

Pavimento Térreo

Pavimento Superior
Humanização

O AME – Ambulatório Médico de Especialidade Idoso Oeste segue as diretrizes da Política Nacional de Humanização (PNH) – Humaniza SUS.

A partir de 2003, a PNH foi implementada pelo Ministério da Saúde e vem desenvolvendo com os gestores, trabalhadores e usuários, alternativas nos modos de promover a atenção e gestão em saúde. Estas ações buscam superar algumas dificuldades existentes no processo de implantação e consolidação do Sistema Único de Saúde.

Os valores que norteiam essa política são a autonomia e o protagonismo dos sujeitos; a corresponsabilidade entre eles; o estabelecimento de vínculos solidários; a construção de redes de cooperação e a participação coletiva no processo de gestão.

Prontuário transdisciplinar e Projeto Terapêutico

O Prontuário Transdisciplinar é uma das diretrizes operacionais do PNH proposta em 2004; estimula e fortalece o trabalho em equipe e o diálogo entre os profissionais, favorecendo a troca de conhecimentos, inclusive com os doentes e familiares. Contribui também para a produção de vínculos para o fortalecimento do sentido de grupo (fomento da grupalidade), visando a sustentar as construções elaboradas coletivamente, e estimular o empenho no trabalho (fomento do protagonismo).

O AME – Ambulatório Médico de Especialidade Idoso Oeste tem instituído a ficha de evolução multiprofissional Plano terapêutico/Alta Global e Alta gerontológica.

Ambiência

Na saúde, o termo ambiência refere-se ao tratamento dado ao espaço físico, entendido como espaço social, profissional e de relações interpessoais que deve favorecer uma atenção acolhedora, resolutiva e humana.

O AME – Ambulatório Médico de Especialidade Idoso Oeste, tem em suas diretrizes a valorização da ambiência com organização de espaços saudáveis e acolhedores a seus pacientes e acompanhantes.

Mensagem da equipe diretiva aos pacientes e familiares

Esperamos que encontrem em nosso ambulatório todo o cuidado, o calor humano e a segurança nos serviços prestados. Disponibilizamos profissionais especializados e habilitados, equipamentos e técnicas que contribuem para a clareza do diagnóstico de nossos pacientes.

Nossa intenção é transmitir, de forma simples e objetiva, todas as informações necessárias para o devido tratamento, seja ele cirúrgico ou ambulatorial.

Nossa equipe é orientada a não utilizar termos técnicos que dificultem o entendimento das orientações. Age para facilitar e intermediar a transferência para os centros de referências para que os pacientes recebam o devido e esperado tratamento.

Orientamos a todos os pacientes e acompanhantes solicitem os esclarecimentos que julgarem importantes quantas vezes forem necessárias e não hesitem em pedir a presença dos nossos profissionais para prestar-lhes todas as orientações.

O S.A.U. (Serviço de Atendimento ao Usuário), localizado no térreo do ambulatório, está à disposição de todos os usuários em casos de sugestões, reclamações e elogios que queiram registrar!

A equipe da diretoria do AME Idoso Oeste também estará a sua disposição para prestar-lhes qualquer orientação necessária.