Imagem

São exames solicitados para avaliar os pacientes com fatores de risco para diversas patologias, em que é possível visualizar com detalhes os ossos e os órgãos internos do corpo humano. O diagnóstico é parte fundamental para o sucesso de qualquer tratamento e/ou intervenção médica.

Os exames abaixo são disponibilizados no ambulatório:

Raios-X Simples e Odontológico e Ultrassonografia Simples.

Ultrassonografia

O que é?

A ultrassonografia ou ecografia é um método diagnóstico não invasivo, que utiliza o eco gerado através de ondas ultrassônicas de alta frequência para visualizar, em tempo real, as estruturas internas do organismo.

Pela ultrassonografia, pode ser realizada uma variedade de diagnósticos por imagem, no qual as ondas acústicas são utilizadas para rastrear estruturas do corpo humano, permitindo a visualização de órgãos profundamente localizados no abdômen – como os rins, o fígado e o pâncreas – bem como estruturas de localização superficial, como a glândula tireoide, as articulações, os olhos, a pele, etc.

Como é feito?

Na região a ser visualizada, será aplicado um gel e, em seguida, o médico irá passar um aparelho – transdutor em toda a região.

Raio – X

O que é?

Os raios-x são radiações que ao atravessarem os órgãos e tecidos, geram imagens do interior do corpo humano. É bastante usado na Medicina, como forma de identificar problemas de ossos (como fraturas, luxações e calosidades), além de poder identificar alguns corpos estranhos que estejam dentro do corpo de um paciente (caso de alguém engolir algum objeto por acidente ou outra forma de objetos estarem dentro do corpo do paciente). Pode ser definido, de forma bem básica, como um raio que consegue atravessar corpos opacos (não permitem a passagem de luz visível).

Como é feito?

É um exame que registra a imagem de ossos, órgãos ou estruturas internas do  corpo avaliando sua situação clinica.

 As gestantes podem realizar raios-X? 

Os exames de raios-X utilizam radiação ionizante, por isso, apresentam restrições para gestantes. No caso de gravidez ou suspeita de gravidez, o médico deverá ser informado.