Centro de Diagnóstico
- Ultrassonografia,
- Raio-X Simples e Odontológico.
- Monitorização Ambulatorial de Pressão Arterial MAPA
- Eletrocardiograma
- Holter
- Teste Ergométrico
Audiometria Tonal Limiar
Este exame avalia de forma subjetiva os limiares auditivos, ou seja, a capacidade auditiva da pessoa. Depende da resposta e cooperação do paciente que deve informar ao examinador se está ou não ouvindo os sons apresentados. Quando detecta qualquer anormalidade auditiva, permite medir seu grau e tipo de alteração.
Audiometria Vocal
Na audiometria vocal, são avaliadas: a discriminação auditiva, a capacidade de entender os sons apresentados, e os limiares de discriminação e inteligibilidade.
Impedanciometria
O exame consiste na colocação de uma pequena sonda posicionada na entrada do conduto auditivo externo do paciente e o fone na orelha oposta. Dois tipos de testes são realizados:
1- Timpanometria: avalia a complacência da orelha média, ou seja, a condutância sonora das estruturas das orelhas externa e média, também permite inferir sobre o funcionamento da tuba auditiva;
2- Reflexo Estapédio: avalia a integridade do arco reflexo estapediano e, por consequência, de forma indireta, as estruturas das orelhas média e interna, nervo auditivo e tronco cerebral.
As análises clínicas são um dos mais importantes meios complementares de diagnóstico colocados à disposição dos Médicos.
Consistem, fundamentalmente, na detecção e / ou medição de determinadas substâncias ou microorganismos em amostras de produtos biológicos (sangue, urina, fezes, saliva, etc.).
O ambulatório conta com um posto de coleta para analises clínicas e os exames são realizados por Laboratório terceirizado.
Principais procedimentos:
– hemograma completo;
– exames bioquímicos: sódio, potássio, creatinina e
– exames de sorologia: TSH, colesterol, triglicérides.
No Ambulatório Médico de Especialidades Idoso Oeste o serviço de Patologia Clínica é terceirizado.
Principais procedimentos:
- anatomopatológico;
- imuno-histoquímico;
- citopatológico.
O ambulatório realiza pequenos procedimentos cirúrgicos, na maior parte dermatológicos, em pacientes diagnosticados pelo próprio AME Idoso Oeste.
O objetivo de uma biópsia é colher material de uma lesão ou de um órgão do corpo à ser avaliado por um médico especialista (patologista).
É a destruição da lesão cutânea através do calor. Pode ser realizada com bisturi elétrico ou aparelho de alta frequência. Geralmente necessita de anestesia local. Alguns nevos (pintas), queratoses seborreicas, queratoses actínicas, e outras lesões benignas podem ser tratadas com este procedimento.
É uma forma de cauterização onde se utiliza uma substância cáustica, geralmente um ácido. O intuito é de desbastar (afinar), esfoliar ou destruir a lesão a ser tratada. Utilizamos frequentemente o ácido tricloroacético, em diferentes concentrações para a quimiocauterização.
São tratadas com este método: melanoses (manchas solares que geralmente acometem face, dorso das mãos e braços); nas queratoses seborreicas maculares; queratoses actínicas, e verrugas vulgares. Quanto maior a concentração do produto utilizado no procedimento, maior a chance de obtermos destruição completa da lesão. Não há necessidade e anestesia local para este procedimento.
Acuidade Visual
Acuidade Visual é o grau de aptidão do olho, para discriminar os detalhes espaciais, ou seja, a capacidade de perceber a forma e o contorno dos objetos. Simplificando mais, seria o nível de “nitidez” com que o olho consegue enxergar.
Este exame é comumente realizado no consultório médico, mas pode ser feito em qualquer lugar. Após o exame poderá ser indicado o uso de lentes corretivas (óculos) ou alterado o grau das lentes em uso.
Fundoscopia
Exame que utiliza luz e lentes de aumento para avaliar as estruturas do fundo do olho, ou seja, vasos, retina e nervo óptico. Esta avaliação é capaz de detectar alterações do nervo óptico da área central, lesões da área central da retina e alterações relacionadas a doenças sistêmicas como hipertensão e diabetes.
Um feixe de luz é projetado na pupila, para visualizar o fundo do olho. Cada olho é examinado individualmente. O exame leva de três a cinco minutos. A luminosidade pode causar desconforto e prejudicar a colaboração no caso de crianças, idosos ou pessoas pouco colaborativas.
É necessário que o paciente venha com acompanhante para realizar este exame.