Consultas não médicas

O Ambulatório Médico de Especialidades Idoso Oeste está em funcionamento desde abril de 2016; e contempla diversas especialidades médicas e conta com equipe assistencial multidisciplinar nas áreas de: Enfermagem, Fisioterapia, Nutrição, Farmacêutico, Odontologia, Psicologia, Arteterapia, Terapia Ocupacional, Assistente Social, Educador físico.

A enfermagem pode ser definida como a ciência cuja essência estabelece a arte do cuidar, o cuidar de forma holística, conhecendo o ser humano e suas necessidades, seja individualmente, na família ou em comunidade.

Com o objetivo de atuar junto às atividades assistenciais que visam a prevenção, controle e recuperação da saúde do paciente no âmbito ambulatorial, permitindo ao mesmo a acessibilidade aos serviços oferecidos com resolubilidade na condução e implementação de tratamentos, consultas especializadas e exames diagnósticos.

Objetivos específicos da Enfermagem do AME Idoso Oeste.

• Garantir uma assistência sistematizada, humanizada, livre de eventos evitáveis;

• Proporcionar acolhimento, esclarecimento e orientações, aos pacientes e familiares, inseridos nas linhas de cuidados assistenciais, oncológica e geriátrica.

• Desenvolver treinamento contínuo junto à Educação Continuada, qualificando nossos profissionais;

• Desenvolver protocolos e diretrizes para execução dos processos implantados e atingir a satisfação do usuário.

A fisioterapia pode ser definida como uma ciência aplicada à prevenção e tratamento da saúde por meio de recursos físicos e o movimento sobre o organismo humano.

Ela estuda, diagnostica, previne e trata os distúrbios, entre outros, cinético-funcionais decorrentes de alterações de órgãos e sistemas humanos. O fisioterapeuta é capacitado a avaliar, reavaliar, prescrever (tratamento fisioterapêutico), dar diagnóstico cinético-funcional, prognóstico, intervenção e alta fisioterapêutica.

Atualmente, há uma preocupação da fisioterapia em melhorar as condições de saúde da população, visto que, nesses casos, torna-se fundamental que se promova a melhora na qualidade de vida.

Objetivos específicos da Fisioterapia do AME Idoso Oeste

O Ame idoso Oeste atende pacientes de média complexidade de Fisioterapia nas patologias de maior prevalência e gravidade. O envolvimento dos familiares e dos cuidadores no programa de tratamento modifica os conceitos errôneos e desfavoráveis relacionados ao quadro global que o paciente apresenta garantindo um atendimento de qualidade a todos os envolvidos, pacientes, familiares e colaboradores.

O ambulatório de Fisioterapia do AMEIO conta com profissionais especializados para o atendimento de pacientes Neurológicos, Ortopédicos, Traumatológicos, com o objetivo principal de promover a independência funcional do idoso em todos os aspectos possíveis, respeitando a particularidade de cada caso, no intuito de minimizar as consequências das alterações fisiológicas e patológicas do envelhecimento, contribuindo assim com a melhora da qualidade de vida.

O fonoaudiólogo é o profissional que atua em pesquisa, prevenção, avaliação e terapia fonoaudiológica, na área das comunicações oral, escrita, voz e audição, bem como no aperfeiçoamento dos padrões da fala e da voz (Lei nº 6965/81, parágrafo único do artigo 1º – Código de Ética).

Objetivos específicos da Fonoaudiologia do AME Idoso Oeste

O atendimento Fonoaudiológico no AME Idoso Oeste visa a avaliação e reabilitação dos distúrbios de linguagem, motricidade oral, voz e deglutição dos idosos que apresentam alterações mecânicas e/ou neurológica congênita ou adquiridas, progressivas ou crônicas e avaliação audiológica.

Os pacientes são encaminhados para avaliação Fonoaudiológica por vagas disponibilizadas na rede ou por interconsulta dos médicos e da equipe de reabilitação da unidade. O primeiro contato da Fonoaudióloga Clínica com o paciente é feito através de uma entrevista/anamnese e posteriormente o mesmo é direcionado para avaliação Fonoaudiológica. Após esta avaliação o paciente inicia o seu tratamento. A responsabilidade pelo comparecimento aos atendimentos agendados é do paciente, sob o risco de perder a vaga.

Neste serviço, as principais áreas de atuação Fonoaudiológica são:

– Deglutição, Disfagia;

– Motricidade oral;

– Voz: disfonia / Presbifonia

– Linguagem: afasias

– Avaliação Audiológica (realizada através de audiometria tonal, audiometria Vocal e Imitanciometria)

– Realizamos ainda uma Oficina denominada: Grupo de Orientação Vocal – O envelhecimento natural da voz é chamado de Presbifonia, e os efeitos desse envelhecimento podem ser minimizados através de Terapia Fonoaudiológica. Esse grupo visa realizar atividades prazerosas por meio de exercício e orientações que previnam e amenizem os efeitos da Presbifonia. Realizada em encontros semanais no período de dois meses.

Farmacêutico Clínico é o profissional farmacêutico especialista em farmácia clinica que atua na prática do uso racional de medicamentos, orientando os pacientes, de forma a otimizar a farmacoterapia, promover saúde e bem-estar e prevenir doenças.

O Farmacêutico Clínico está apto a identificar sinais e sintomas, monitorar a terapia medicamentosa e orientar o paciente, atuando em conjunto com outros profissionais de saúde visando a efetividade do tratamento.

As consultas farmacêuticas são realizadas em pacientes polifarmácia (consideramos pacientes com uso de 5 ou mais medicamentos), com encaminhamento da equipe medica ou de enfermagem, tendo como objetivo:

Aumentar a adesão ao tratamento e a compreensão dos pacientes sobre os medicamentos,

Minimizar os erros de medicação e promover condutas baseadas em evidências,

Aumentar a efetividade do controle das condições crônicas e reduzir eventos adversos a medicamentos,

Conciliar os medicamentos,

Revisão da farmacoterapia,

Grupos farmacêuticos realizados semanalmente.

Orientação do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (Medicamento de Alto Custo).

Educação física é uma área do conhecimento humano ligada às práticas de atividades corporais. Trabalha num sentido amplo, visando à prevenção de determinadas doenças Para o idoso a atividade física ajuda no combate à obesidade, previne o surgimento da diabetes, reduz a perda de massa óssea, diminui os riscos de quedas e de fraturas, melhora a capacidade aeróbica, ajuda na redução das dores existentes em doenças como artrose, problemas na coluna, tendinite e artrite. A atividade física melhora o equilíbrio, ajuda no aumento da flexibilidade, na velocidade ao andar, diminui o risco de doenças cardiovasculares, auxilia no controle da diabetes e provoca aumento na sensação de bem-estar e autoestima. A prática de exercícios aumenta a autonomia, promove maior sociabilidade e independência pessoal, previne o surgimento de doenças relacionados ao envelhecimento, aumento do bem-estar, diminuição a depressão e da ansiedade e controle de peso corporal.

Para iniciar as atividades físicas no AME Idoso é necessário autorização medica e exames cardiológicos feitos recentemente.

Pilates de solo, alongamento, caminhada, fortalecimento muscular são praticas de exercícios realizadas no AME Idoso.

A modalidade indicada será escolhida mediante a avaliação física feita com educador físico.

A nutrição é a ciência que estuda a composição dos alimentos e as necessidades nutricionais do indivíduo, em diferentes estados de saúde e doença. Nutrição estuda todos os processos por meio dos quais o organismo recebe, utiliza e elimina os nutrientes ingeridos. O nutricionista é um profissional capacitado para avaliar, planejar e prescrever um plano alimentar que atenda às necessidades de indivíduos saudáveis ou não.

No AMEIO atendemos indivíduos acima de 60 anos com as mais diversas patologias: Obesidade, Diabetes Mellitus, Hipertensão arterial Sistêmica, Dislipidemias.

A equipe de nutrição realiza oficinas com os seguintes temas:

Nutrição e saúde para pacientes diabéticos; Nutrição e saúde para pacientes com hipertensão arterial; Nutrição e saúde para pacientes com obesidade; Noções de reaproveitamento alimentar. Podem participar destas oficinas os pacientes do AME Idoso Oeste, e também o publico externo.

A Psicologia é a ciência que estuda o comportamento humano e sua capacidade emocional de enfrentamento à possíveis conflitos existentes. O atendimento psicológico oferecido deste AME visa melhorar a compreensão do comportamento emocional e minimizar suas dificuldades. São demandas frequentes de encaminhamentos a Psicologia: Depressão, Ansiedade, Luto, Transtorno adaptativos. O atendimento é individual com planejamento de 12 encontros, distribuídos em encontros semanais com duração de 40 min.

Atualmente há dois encontros semanais direcionados ao público cuidador. Este grupo tem por objetivo acolher a demanda de sobrecarga emocional adquirida após assumir o compromisso de cuidar de pessoas debilitadas. Estes grupos, denominados de Cuidando de quem cuida.

Temos ainda uma Oficina denominada Conversando com um Psicólogo que é uma atividade informativa mensal para sensibilização sobre o que são as possíveis doenças emocionais, são abordados temas diversos nesta oficina.

A Terapia Ocupacional é um campo de conhecimento e de intervenção em saúde, educação e na esfera social, reunindo tecnologias orientadas para a emancipação e autonomia de pessoas que, por razões ligadas à problemática específica, físicas, sensoriais, mentais, psicológicas e /ou sociais apresentam temporariamente ou definitivamente dificuldade da inserção e participação na vida social.

Objetivos específicos da Terapia Ocupacional do AME Idoso Oeste:

Os atendimentos são realizados em pacientes idosos com diferentes problemáticas: sequela de AVC, alterações de memória, depressão, osteoartrose, entre outras. Utilizamos diferentes tipos de atividades, tais como: atividades artesanais e expressivas; exercícios para estimulação e reabilitação cognitiva; orientações para adaptação ambiental e acessibilidade; treino de diferentes atividades de vida diária. Essas atividades têm como principal objetivo promover maior independência, autonomia e participação social desses pacientes.

– Realizamos ainda Oficinas semanais de Terapia Ocupacional:

1 – O corpo ainda pulsa: grupo aberto com objetivo de trabalhar a integração mente e corpo em atividades lúdicas (brincadeiras e jogos), exercícios (alongamentos) e técnicas de relaxamento (controle de respiração e auto massagem).

2 – Oficina da Memória: Grupo direcionado a idosos com queixas de esquecimentos leves, sem prejuízos funcionais no cotidiano. Através de exercícios cognitivos e técnicas de organização de rotina, pacientes aprendem a estimular a memória diariamente, prevenindo agravos.

Nas oficinas de arteterapia é desenvolvido o processo criativo com intuito de valorizar o paciente, resgatando ou descobrindo talentos ocultos, favorecendo a harmonia, o bom humor, a socialização, estimulando a criatividade e exercitando a concentração e memória. Destaca-se a valorização do paciente como individuo, suas experiências criando uma maior aproximação e empatia através do ambiente terapêutico.

A arteterapia com idosos no AME Idoso, visa trazer uma melhor qualidade de vida para as pessoas da 3ª idade.

A arteterapia é indicada para pacientes com sintomas depressivos, ansiedade, dificuldade de raciocínio lógico, dificuldade motora leve, sentimento de solidão ou de invisibilidade social, também para pacientes empobrecidos socialmente e nas atividades de vida diária (AVD), e ainda para pacientes que se sentem ociosos, improdutivos e incapazes. A Arteterapia auxilia no resgate da motivação, do autoconhecimento, da capacidade criativa, agindo diretamente na autoestima e humor dos pacientes. As atividades desenvolvidas são: pintura em tecido; atividades com feltro; decoração em sabonete; uso de patch aplique; decoração em eco-bags; reciclagem de garrafas, latas, jornais, revistas; papel machê; modelagem em biscut; E.V.A., confecção de bonecas de pano; decoração e pintura em madeir;, mosaico; confecção de lembrancinhas; crochê.