Centro de Diagnóstico

 O centro diagnóstico do Ambulatório Médico de Especialidades Idoso Oeste realiza uma série de serviços de apoio diagnóstico e terapêutico: Imagem, Métodos Gráficos, Análises Clínicas, Patologias Clínica e exames Oftalmológicos.

Toda a unidade foi estruturada para oferecer suporte às especialidades atendidas neste Ambulatório, cujo foco principal é o cliente, prova do compromisso com o Sistema Público de Saúde.

Termo de Consentimento:

O Termo de Consentimento que lhe é entregue antes da realização do exame, deverá ser lido com atenção, assinado e devolvido para que o exame seja realizado.

O AME não realiza o agendamento direto ao paciente. O atendimento é prestado apenas para os pacientes internos, ou seja, a pedido médico em atendimento no próprio Ambulatório.

No dia do exame, o paciente deve chegar com 30 minutos de antecedência ao horário agendado.

Todas as informações necessárias para a realização do exame serão fornecidas aos pacientes e familiares no ato do agendamento do exame.

O Ambulatório Médico de Especialidades não possui estacionamento.

É proibida a cobrança por qualquer procedimento realizado no AME: consultas, exames, cirurgias ou retornos. O AME é público e o atendimento é 100% gratuito.

O paciente deverá apresentar os seguintes documentos:

– Documento de identidade – Registro Geral (R.G.) do paciente/responsável ou Certidão de Nascimento;

– Cartão S.U.S. (se possuir);

– Comprovante de endereço com CEP;

– Encaminhamento médico ambulatorial para pacientes internos e encaminhamento da Unidade Básica de Saúde para pacientes externos.

  • Ultrassonografia,
  • Raio-X Simples e Odontológico.
  • Monitorização Ambulatorial de Pressão Arterial MAPA
  • Eletrocardiograma
  • Holter
  • Teste Ergométrico

Audiometria Tonal Limiar

Este exame avalia de forma subjetiva os limiares auditivos, ou seja, a capacidade auditiva da pessoa. Depende da resposta e cooperação do paciente que deve informar ao examinador se está ou não ouvindo os sons apresentados. Quando detecta qualquer anormalidade auditiva, permite medir seu grau e tipo de alteração.

Audiometria Vocal

Na audiometria vocal, são avaliadas: a discriminação auditiva, a capacidade de entender os sons apresentados, e os limiares de discriminação e inteligibilidade.

Impedanciometria

O exame consiste na colocação de uma pequena sonda posicionada na entrada do conduto auditivo externo do paciente e o fone na orelha oposta. Dois tipos de testes são realizados:

1- Timpanometria: avalia a complacência da orelha média, ou seja, a condutância sonora das estruturas das orelhas externa e média, também permite inferir sobre o funcionamento da tuba auditiva;

2- Reflexo Estapédio: avalia a integridade do arco reflexo estapediano e, por consequência, de forma indireta, as estruturas das orelhas média e interna, nervo auditivo e tronco cerebral.

As análises clínicas são um dos mais importantes meios complementares de diagnóstico colocados à disposição dos Médicos.

Consistem, fundamentalmente, na detecção e / ou medição de determinadas substâncias ou microorganismos em amostras de produtos biológicos (sangue, urina, fezes, saliva, etc.).

O ambulatório conta com um posto de coleta para analises clínicas e os exames são realizados por Laboratório terceirizado.

Principais procedimentos:

– hemograma completo;

– exames bioquímicos: sódio, potássio, creatinina e

– exames de sorologia: TSH, colesterol, triglicérides.

No Ambulatório Médico de Especialidades Idoso Oeste o serviço de Patologia Clínica é terceirizado.

Principais procedimentos:

  • anatomopatológico;
  • imuno-histoquímico;
  • citopatológico.

O ambulatório realiza pequenos procedimentos cirúrgicos, na maior parte dermatológicos, em pacientes diagnosticados pelo próprio AME Idoso Oeste.

O objetivo de uma biópsia é colher material de uma lesão ou de um órgão do corpo à ser avaliado por um médico especialista (patologista).

É a destruição da lesão cutânea através do calor. Pode ser realizada com bisturi elétrico ou aparelho de alta frequência. Geralmente necessita de anestesia local. Alguns nevos (pintas), queratoses seborreicas, queratoses actínicas, e outras lesões benignas podem ser tratadas com este procedimento.

É uma forma de cauterização onde se utiliza uma substância cáustica, geralmente um ácido. O intuito é de desbastar (afinar), esfoliar ou destruir a lesão a ser tratada. Utilizamos frequentemente o ácido tricloroacético, em diferentes concentrações para a quimiocauterização.

São tratadas com este método: melanoses (manchas solares que geralmente acometem face, dorso das mãos e braços); nas queratoses seborreicas maculares; queratoses actínicas, e verrugas vulgares. Quanto maior a concentração do produto utilizado no procedimento, maior a chance de obtermos destruição completa da lesão. Não há necessidade e anestesia local para este procedimento.

Acuidade Visual

Acuidade Visual é o grau de aptidão do olho, para discriminar os detalhes espaciais, ou seja, a capacidade de perceber a forma e o contorno dos objetos. Simplificando mais, seria o nível de “nitidez” com que o olho consegue enxergar.

Este exame é comumente realizado no consultório médico, mas pode ser feito em qualquer lugar. Após o exame poderá ser indicado o uso de lentes corretivas (óculos) ou alterado o grau das lentes em uso.

Fundoscopia

Exame que utiliza luz e lentes de aumento para avaliar as estruturas do fundo do olho, ou seja, vasos, retina e nervo óptico. Esta avaliação é capaz de detectar alterações do nervo óptico da área central, lesões da área central da retina e alterações relacionadas a doenças sistêmicas como hipertensão e diabetes.

Um feixe de luz é projetado na pupila, para visualizar o fundo do olho. Cada olho é examinado individualmente. O exame leva de três a cinco minutos. A luminosidade pode causar desconforto e prejudicar a colaboração no caso de crianças, idosos ou pessoas pouco colaborativas.

É necessário que o paciente venha com acompanhante para realizar este exame.