Gestão Ambiental

Gestão ambiental é um sistema de administração que dá ênfase na sustentabilidade. Desta forma, a gestão ambiental visa o uso de práticas e métodos administrativos que visam reduzir ao máximo o impacto ambiental das atividades econômicas nos recursos da natureza, incluindo fontes de energia, renováveis ou não e o estudo de riscos e impactos ambientais para a avaliação de novos empreendimentos ou ampliação de atividades produtivas.

A prática da gestão ambiental permite a redução de custos – pela diminuição do desperdício de matérias-primas e de recursos cada vez mais escassos e mais dispendiosos, como água e energia. Uma das áreas aonde a gestão ambiental tem uma atuação importante é no descarte correto de materiais que possam causar danos ao meio ambiente.

 

Pilhas e baterias contêm metais tóxicos que agridem o meio ambiente e trazem riscos à saúde pública. Quando depositados em lixões e aterros sanitários, esses resíduos que levam séculos para se decompor podem vazar e contaminar os lençóis freáticos, o solo e os rios, causando danos às pessoas e aos animais.

Portanto, é de extrema importância que estes insumos sejam descartados de maneira correta.

O Ambulatório tem como consequência a geração de resíduos perigosos, como químicos, em geral. Diante desse cenário, estruturas e processos foram adaptados, para que se tenham recipientes adequados para o descarte e armazenamento, sem risco de vazamento ou exposição ao colaborador e paciente.

Pela importância desses resíduos, o Ambulatório Médico de Especialidades Idoso Oeste investe no treinamento de seus colaboradores orientando sobre a forma correta de descarte desses resíduos, sobre utilização de equipamentos de proteção individual, e conscientização sobre como agir em caso de derramamento. A destinação final é a incineração em local licenciado pelo órgão ambiental.

Dentre outras ações, o Ambulatório Médico de Especialidades Idoso Oeste realiza periodicamente campanhas internas para conscientização dos colaboradores, quanto ao uso racional de água e energia. Realiza ações para redução por meio de rotinas de inspeção de ar condicionado e a vigilância do consumo consciente de energia, como também a aquisição de equipamentos eficientes, torneiras com temporizador e projetos ambientais.

No ambulatório, entre as ações ambientais praticadas pelos setores faz-se reaproveitamento do papel impresso como rascunho. Papéis que não podem ser reimpressos são transformados em bloco de anotações do setor apenas para uso interno.

Uma outra ação desenvolvida para o reaproveitamento de papel é o reuso de parte do papel dispensado nas aulas de arteterapia.

É a ação de separar o lixo na fonte geradora de acordo com o tipo de resíduo. No AME, a coleta seletiva é realizada em todos os setores, tendo em suas áreas administrativas lixeiras de resíduos comuns e recicláveis e nos setores de procedimentos invasivos, além desses dois tipos, há também a lixeira de resíduos infectantes.

Cada tipo de resíduo tem seu descarte e sua destinação corretos. A ação de coleta seletiva auxilia na formação de novos conceitos relacionados à preservação do meio ambiente, e essa percepção é vista a partir do momento em que cada colaborador descarta os resíduos gerados em suas lixeiras correspondentes.

Todos os nossos colaboradores são incentivados a trazer revistas, latas, garrafas pet, potes de vidro, potes de yogurte, entre outros materiais, para que sejam reutilizados nas aulas de arteterapia.